Friday, January 21, 2011

DEFENSOR ATACA CAVACO

No único jantar com apoiantes em Viana
Defensor ataca Cavaco por causa da proposta de revisão constitucional do PSD
21.01.2011 - 21:54 Por Margarida Gomes

Votar
|
0 votos
32 de 35 notícias em Política
« anteriorseguinte »Defensor Moura declarou esta noite que nunca pensou que ao colocar na agenda da campanha o problema da corrupção viesse a “atingir tão altos patamares de influência”.
Defensor Moura diz que os objectivos da campanha foram atingidos (Nelson Garrido (arquivo))

“Nunca pensei que este tema da corrupção fosse incomodar tantas pessoas e penso que o facto de ter sido posto em pleno debate na televisão foi um pontapé que foi dado numa bola que era preciso pôr a andar, foi uma pedrada no charco, foi um estalar de verniz que foi fundamental para que se discutisse este problema em todos os níveis da sociedade portuguesa”, disse num jantar com apoiantes em Viana do Castelo.

O candidato fez um balanço da sua campanha, cujos objectivos – segundo disse – foram atingidos e tratou de atacar Cavaco Silva. Assumindo como um homem corajoso, o candidato independente disse que é preciso ter coragem para muitas vezes apontar os erros aos mais altos níveis. “E ao estalar o verniz começaram-se a ver as fissuras e eu não precisei de fazer mais nada”, declarou para apontar depois o dedo aos “curandeiros” que rapidamente apareceram para tapar essas mesmas fissuras. Assim - sublinhou – “o que era fissura passou a um adorno de ouro, o que era erro passou a vantagem e o que era defeito passou a ser virtude”.

Aplaudido por diversas vezes pelos apoiantes, Defensor Moura prometeu que não vai deixar cair este balão que ainda está no ar e “obrigar a que sejam devidamente esclarecidas todas as questões que foram levantadas não por mim mas pela comunicação social”. A sala entusiasmou-se e respondeu com uma enorme salva de palmas.

Depois, criticou a “agressividade” manifestada ultimamente por Cavaco que não tem poupado críticas ao Governo pelas medidas que tomou em relação aos cortes salariais dos funcionários públicos, uma matéria relativamente à qual foi responsável. “E agora demarca-se dizendo que a culpa é do Governo, isto é inadmissível”, insurgiu-se
.
Defensor acusou ainda o Presidente da República de se manter calado sobre a proposta de revisão constitucional apresentada pelo PSD que põe em causa o estado social. E acenou com o cenário de eleições antecipadas.

“A oposição começa a ensaiar a criação de um Governo alternativo e de eleições antecipadas”, apontou, acrescentando: “É preciso que todos saibamos que neste momento há um sério perigo de uma proposta de revisão constitucional que foi apresentada há meses pelo maior partido da oposição é de facto um programa de Governo e não ouvimos ainda o candidato à Presidência da República demarcar-se dessa proposta”.

Para Defensor, a proposta constitui uma “agressão grande à Constituição no que se refere aos direitos definidos desde 1976, no Serviço Nacional de Saúde, na escola pública, da segurança social e do direito ao trabalho”. E rematou: “São coisas fundamentais da sociedade democrática que construímos depois do 25 de Abril e que essa proposta de revisão constitucional põe em causa seriamente”.


www.publico.clix.pt

No comments: