Tuesday, February 8, 2011

PADRE MÁRIO DE OLIVEIRA

Há “fúria” nas hostes, depois da minha prestação na TVI

A convite da TVI, concretamente, do Programa, Você na TV, conduzido por Manuel Luís Goucha, pude testemunhar o meu actual viver de Presbítero da Igreja do Porto, longe dos templos e dos altares. Com maior incidência, nas largas avenidas da Internet e do Youtube. Nos Livros que continuam a ser editados e no Jornal Fraternizar, agora, apenas online.

Dois repórteres de fina qualidade profissional, vieram previamente viver comigo algumas horas de um dia normal de actividade. Perguntaram e gravaram o que entenderam. E, depois de tudo, elaboraram um curto Documentário. Com que abriu a Conversa em directo, no estúdio.

O Documentário e a Conversa que se lhe seguiu desencadearam “fúria” nas hostes dos Súbditos do Poder Religioso e Eclesiástico. Bom sinal. O Sal, quando é sal com força de salgar, faz saltar de fúria e de ódio, a Corrupção e a Mentira Institucional. Os agentes da Corrupção e da Mentira Institucional não perdoam. E incitam as respectivas hostes contra a Mensagem e, sobretudo, contra o mensageiro. O costume. Já foi assim com os profetas bíblicos, quase todos assassinados. E todos denegridos. João Baptista ficou sem cabeça, por ordem do chefe de estado, Herodes. E Jesus que se Levanta, depois de João ter sido preso, é assassinado na Cruz do Império Romano, em Abril do ano 30.

A “fúria” das hostes resulta, sobretudo, de uma afirmação que eu fiz: – Não sei como as Mulheres conseguem continuar a frequentar a igreja-templo, quando, lá dentro, encontram sistematicamente a presidir às missas, um macho que, para cúmulo, está proibido de casar pelo Código de Direito Canónico, aprovado e imposto pelo papa-chefe-de-estado do Vaticano. Sem que, alguma vez, elas, as Mulheres, tenham voz e vez.

A minha referência ao “macho” que preside refere-se tanto ao Sacerdote celibatário por imposição da Lei Eclesiástica, como ao Poder Eclesiástico em si que o pároco é, por delegação do Bispo da Diocese. Quando, pelo Sacramento da Ordem, quem o recebe é simplesmente Presbítero da Igreja, para anunciar o Evangelho de Deus aos Pobres e aos Povos. Não é Sacerdote, nem Poder Eclesiástico. Pelo que, quando desiste de ser Presbítero e veste de Sacerdote e de Poder, é macho-Poder. E as Mulheres, como suportam semelhante desaforo? E continuam a frequentar tais lugares e tais cultos?

Da “fúria” das hostes, destaco uma em concreto, pelo que tem de significante. Numa das noites depois da minha prestação na TVI, tocou o telemóvel que uso. Atendi. Era um grupo de Mulheres, residentes em Amarante, a 10 kms de Macieira da Lixa, onde resido há 7 anos. Não vieram ao meu encontro, como seria desejável. Optaram pelo telefone, para não darem a cara. Uma delas, em nome das demais, disse do Escândalo de todas. Escutei e esclareci. Diz-me a porta-voz do grupo: Nós vamos à missa, para ouvir a Palavra de Deus, não para ver o Padre! Reagi: E acham que há Palavra de Deus, lá, onde preside um macho que está proibido de casar e é o rosto do Poder Eclesiástico, naquela função? De que Deus é então essa palavra proferida por um macho assim?! Não sabe – sublinhei – que Deus Criador não precisa de intermediários para se fazer Escutar pelas suas filhas, pelos seus filhos? A porta-voz ficou embaraçada e sem resposta. Porventura, ainda mais Escandalizada, já não comigo, mas com o macho-que-preside-às-missas, ao constatar que, afinal, há um Deus que, para se comunicar com as Mulheres, recorre sistematicamente a machos que estão impedidos por Lei Eclesiástica de casar.

Se calhar, este grupo de Mulheres de Amarante vai reflectir sobre as minhas palavras. E, quem sabe, se as Mulheres que o constituem, nunca mais põem os pés na igreja-templo, onde todas elas estão proibidas de ter voz e vez. Apenas podem ser zeladoras de altar e fazer a limpeza da igreja-templo. Afinal, a inicial raiva contra o mensageiro ainda vai acabar por se virar contra o macho que se faz passar por representante de Deus. Porque semelhante Deus só pode ser um Ídolo que Submete e Humilha quem lhe presta culto! Pensemos todas, todos nisto. Mudar, é preciso. Imperioso. Urgente!

www.jornalfratenizar.pt.vu

No comments: