Saturday, January 24, 2009

PIOLHO


No "Piolho" à espera de um amigo
a meu lado uma miúda gira telefona
enquanto eu bebo o fino da praxe
chegou a amiga
que é dela e não minha
se ao menos me tivessem ouvido
no Clube Literário há uma semana
mas não, resta-me esperar pelo amigo
que não vejo há séculos
e a menina come sopa
eu fui ao tasco do lado abastecer-me
de vinho e panados
e agora bebo, volto a beber
sou um Morrison
em pequena escala
pois esse bebia até rebentar
e eu só, a espaços, o faço
hoje o empregado perguntou-me se eu era
um tal de Amílcar Fontes
não, não sou
desolado
sou o António Pedro Ribeiro, 40 anos
amigo da Gotucha
e da Cláudia e de outras
poeta, nem sempre reconhecido pelos literatos,
louco
amigo do Jim Morrison
e o "Piolho" vai enchendo
este ano faz 100 anos
já há quem escreva a "biografia"
e eu até conheço
ai, Paulinha, Paulinha,
por andam a minissaia
e as tuas coxas?
Uma vez mais não estou em Braga
nem tenho dinheiro
sou apenas o gajo que escreve
há quem me queira dar destaque
pôr acima da banda
numa varanda
há quem só olhe para o futebol
e para o Benfica
o país pára
e eu olho para as gajas
a cerveja vai a meio
e o meu amigo há-de vir
há muitos anos que já não vem
mas de gajas, nada!
UMa anda fodida dos dentes
andou a fazer broches
e eu torno-me imensamente cruel
50 milhões para o Chelsea
e o CHissoko e o Mariano Gonsalez
grande defesa-esquerdo
este Aimar encanta
valha-me Deus e a mão de Deus
e a outra gaja come sopa
sou espontâneo, não sou organizado
escrevo ao correr da pena
escrevo em Atenas
sou Deus Júlio César
vou jantar ao Melo
é barato desde que haja cacau
o nariz de piça
dizia a puta velha
quarto limpo
serviço completo
não sou menos do que o Bukowski
escrevo ao mesmo ritmo
e cerveja, muita cerveja
e o tempo passa
e as gajas falam
e a gaja do lado sorri
talvez me conheça de algum lado
de alguma das minhas sessões
quero chegar a todo o lado
como diz o Oliveira
vou apresentar os manifestos
no "Gato Vadio"
e depois haverá discussão
e a gaja apalpa o telemóvel
e eu bebo
o amigo demora a chegar
ainda é cedo
e o Benfica empata
o Aimar já deveria ter marcado
e os gajos do lado
comentam o cachecol do Jaime Pacheco
sempre o futebol
sempre o futebol
e eu quero rock n' roll
se o Rocha estivesse aqui
estaria vidrado no ecrã
e os gajos do lado sempre a comentar
apetece-me dar um berro
cagar para o futebol
eu é que sou o deus
eu sou o maior
hipnotizo as audiências
escrevo como ninguém
o copo chega ao fim
eis o que resta de mim
não estou b~ebado
não consigo ficar bêbado
os gajos do lado sempre a comentar
apetece-me rebentar
estoirar todas as bolas
inclusivé os testículos
que isto de beijos
já deu o que tinha a dar.

1 comment:

Claudia Sousa Dias said...

a sério?!

:-)

então não te posso mandar alguns pelo correio nem pessoalmente?

CSD