Wednesday, June 24, 2009

A SELECÇÃO DOS POEMAS


Há muito tempo que não deixava
um poema a meio
mas voltou a acontecer
estes poemas são todos capítulos
da mesma história
poderia escrevê-los em prosa
dividi-los em capítulos
e fazer um livro
mas há muito tempo que não deixava
um poema a meio
não deixa de ser estranho
não conseguir continuá-lo
nestes últimos poemas
tenho-me debruçado sobre o processo da escrita
sobre o acto de criação
a matéria-prima já existe na cabeça
basta passá-la para o papel
o processo nem sempre é racional
há coisas que escapam à razão
que vão contra a razão
o poeta está centrado em si próprio
e vai descrevendo o que se passa
à sua volta
a brasileira que varre
a patroa que se masturba no escritório
a gorda que vai ao WC
mas há coisas que não são descrições
que saem da cabeça do poeta
já tenho poemas e outros textos
mais do que suficientes
para fazer outro livro
até dois
mas tenho de seleccioná-los
o que não se afigura fácil
já são tantos
e eu nem sequer sou o melhor seleccionador.

No comments: