Sunday, January 17, 2010

BRAGA CAMPEÃO

Pela sétima época consecutiva o Sp. Braga saiu de Coimbra sem perder. Os bracarenses conseguiram a quarta vitória no mesmo período, confirmaram por mais uma jornada a liderança da Liga e foram a primeira equipa a vencer a Académica em Coimbra sob o comando de André Villas-Boas. Meyong e Matheus marcaram os dois golos dos bracaranses.

O regresso de Domingos a Coimbra marcou o primeiro duelo entre dois dos treinadores da moda. Com alguns pontos em comum na carreira de ambos, Villas-Boas e Domingos tinham um percurso quase idêntico na Liga. É que, apesar do fosso de 20 pontos que separava as duas equipas antes do jogo, desde que assumiu o comando da Académica Villas-Boas conseguiu 13 pontos. No mesmo período, Domingos alcançou apenas mais um.

Sem surpresas nas equipas iniciais, o jogo mostrou desde os primeiros momentos que o Sp. Braga estava em Coimbra para manter a tradição dos últimos anos e assumir-se como líder. No entanto, com Hugo Viana e Vandinho a comandarem a equipa, os minhotos apenas de bola parada conseguiam criar perigo junto da baliza de Rui Nereu.

A Académica, enredada numa teia bem montada por Domingos, raras vezes se aproximava da baliza de Eduardo.

O ligeiro ascendente do Sp. Braga teve efeitos em cima do intervalo: Aos 42’, Mossoró deixou-se cair depois de sentir um ligeiro toque de Pedrinho na área e Lucílio Baptista marcou grande penalidade. Na conversão, Meyong inaugurou o marcador. Ainda antes de terminar a primeira parte, na melhor oportunidade dos “estudantes” em todo o jogo, Cris falhou de forma escandalosa o empate.

A segunda metade da partida foi uma demonstração de personalidade da equipa de Domingos. Com um futebol adulto e personalizado, o Sp. Braga controlou o jogo longe da sua área e teve as melhores oportunidades. O golo de Matheus nos instantes finais (com Licá na baliza depois de Nereu ser expulso por jogar com a mão fora da área), acabou por ser um prémio justo. Este Sp. Braga não engana: é mesmo candidato ao título.

No comments: