Tuesday, December 28, 2010

ESTAIS TODOS FEITOS!


A Prisa formalizou hoje o fim da sua era na emissão de TV em sinal aberto em Espanha, com o fim do canal de notícias CNN+, fruto de um acordo de 11 anos com a norte-americana CNN.
A CNN+ encerra em Espanha ao fim de 11 anos (DR)

A decisão surge após a venda da Cuatro à operadora espanhola Telecinco, propriedade da Mediaset, grupo participado pela italiana Fininvest de Berlusconi. A venda da Cuatro, anunciada em Abril, presumia uma participação de 18,3 por cento da Prisa no capital da Telecinco e a possibilidade manter a presença nos canais de TDT, nomeadamente com esta CNN+. Mas agora a Prisa, que também detém em Portugal a TVI e a Media Capital Rádios, anunciou o fim do canal pela sua inviabilidade. A decisão foi comunicada ontem à Comissão Nacional de Valores Mobiliários espanhola.

Segundo o jornal espanhol ABC o espaço da CNN+ será ocupado, já a partir de dia 30 de Dezembro, pela emissão 24 sobre 24 horas do concurso Big Brother, versão espanhola.

A decisão da Prisa de deixar cair a CNN+ já tinha sido noticiada no início do mês. Mas só ontem foi formalizada com o anúncio

De acordo com o diário El País, a intenção da Prisa é virar-se para um novo canal de notícias em novas plataformas, que sirva o mercado da língua espanhola e o mercado ibérico, com olhos postos em Portugal.

A Prisa sustenta a decisão no facto do canal nunca ter alcançado uma viabilidade económica, apesar de vários modelos de negócio que foram sendo experimentados, e na audiência residual – que oscilou sempre entre os 0,2 e 0,3 por cento e que, com o advento da TDT, atingiu os 0,6, algo que não chegou. Nos últimos três anos, desde que emite em sinal aberto, conta o El País, o canal perdeu 40 milhões de euros.

"berlusconização" à vista?

Os blogues em Espanha criticavam ontem aquilo que chamavam de “berlusconização” da informação em Espanha. Apesar da CNN+ ter sido criticada, nos últimos tempos, por ter introduzido mais programas em grelha, descurando o espaço dado às notícias, Francisco Basterra, jornalista fundador do canal, lembrava ontem o espaço de análise e de debate que o canal representou e uma nova maneira de comunicar que introduziu no jornalismo televisivo em Espanha.

Os canais temáticos de informação em sinal aberto ficam assim reduzidos em Espanha ao canal 24 Horas da RTVE.

O acordo entre a Prisa e a Telecinco prevê também a entrada da Mediaset na plataforma Digital+ (participação de 22 por cento), que inclui mais de 150 canais pagos.

Os jornalistas que integravam a CNN+ em Espanha, e que compartilhavam a redacção com os da Cuatro, passam a trabalhar para a Telecinco, segundo este acordo. A Federação de Associações de Jornalistas de Espanha(FAPE) lamentou já também, em comunicado, a perda de “um espaço de debate e intercâmbio de ideias, reflexão e formação de opinião”, numa sociedade “cada vez mais desamparada perante o poder e uma democracia mais débil”. Nos últimos dois anos Espanha perdeu 3496 postos de trabalho na área do jornalismo.

No comments: