Tuesday, October 7, 2008

FILÓSOFO


Queria ser um filósofo e expôr as minhas teses. Mas não apelaria à moderação como Sócrates e Platão. Apelaria ao excesso, ao prazer, à trip, à bebedeira. Combateria a pasmaceira. Mas isso não me impediria de apelar à sabedoria, à virtude e mesmo a uma certa bondade.
Quero ser um filósofo e apelar ao fim da ditadura televisiva: ao fim dos programas imbecis, dos telejornais manipulados, das telenovelas. Quero combater a sociedade-espectáculo. Dizer que há um mundo mais puro, mais livre, dentro do espírito, dentro da alma. Dizer que o apego ao dinheiro é um instinto inferior, próprio dos mercadores e dos comerciantes, como dizia Platão. Dizer que o capitalismo, o livre fluir do mercado, destrói o homem. Dizer que está nos Poetas, intérpretes do divino, a salvação do mundo. Dizer que no espírito dionisíaco, báquico, de algumas mulheres também está a salvação. Dizer que nós, espíritos livres, devemos gozar com esta crise que poderá significar o descalabro do capitalismo e dos "espíritos" tacanhos.

2 comments:

Claudia Sousa Dias said...

...sobretudo dos espíritos tacanhos.

tenho pena que tanto os media como a maioria dos professores encarregues de "abrir" o pensamento aos jovens estejam, pelo, contrário, a fazer uma espécie de lobotomia ao espírito crítico e à capacidade criativa de encontrar soluções, devido ao apego a formas obsoletas.

CSd

Claudia Sousa Dias said...

tenho ali uma vírgula a mais...

(ooops...)

CSd